10 julho 2008

Sucesso

Como se mede o sucesso de um homem? Serão bem sucedidos aqueles que conseguirem conquistar o objecto da sua afeição? Ou apenas será bem sucedido aquele que o conquistar todos os dias? Ou para ser bem sucedido é preciso ter capitais e materiais, uma vida repleta de conforto e esbanjamento, mas desprovida de tudo o resto? Será bem sucedido aquele que obtém o reconhecimento dos seus pares pelo seu trabalho, ou será suficiente simplesmente fazer a sua parte?

Qual é a medida do sucesso? Terá o sucesso sequer uma medida? Serão menos bem sucedidos aqueles que perseguem objectivos mais prosaicos? Ou estes têm que nos encaminhar de forma a que deixemos uma marca vincada no mundo? E se for, que marca é essa? Temos que marcar a história da humanidade ou a história duma família? Nem sempre precisamos de pensar em larga escala...

Quando poderemos considerar-nos bem sucedidos? Teremos cumprido o nosso objectivo quando escrevermos um livro, plantarmos uma árvore e tivermos um filho, como dizia o poeta Augusto Gil? Será assim tão simples, se é que isto é simples? Estará errado querer mais, querer tudo?

9 comentários:

Anónimo disse...

Este post levanta mais questões do que expressa opiniões. Este é um tema de discussão bastante interessante.. a minha opinião já a sabes qual é.. sendo que ela poderá obviamente estar agrilhoada à minha própria existência. Até que ponto os condicionalismos da nossa vida forjam as nossas opiniões e maneiras de ver o mundo?

Mas não vale a pena pensar no "e se"; a vida é esta que se nos apresenta à frente.

Sucesso para mim, muito simples: ter uma familia e uma vida recheada de pequenos momentos bons! Uma mulher e filho(s) com quem possa preenche-los. Sendo SUCEDIDO em contornar os escolhos que muitas vezes se apresentam à frente de um matrimónio. Coisa que actualmente parece que (quase) ninguem dá valor!

Anónimo disse...

É complexo... Aos olhos dos outros não sei... mas para mim será bem sucedido aquele que atingir os objectivos por si traçados.

Vanessa Carvalho disse...

Concordo, Ale. Por si só, isso deveria fazer-nos sentir realizados, mas quando os outros olham para nós com desdém e nós próprios olhamos para os outros com inveja, será que conseguimos ficar satisfeitos com o que conquistamos?

Anónimo disse...

Ali em cima alguém disse: É complexo... aos olhos dos outros não sei...

Eu digo: é simples, olhemos o mundo pelos nossos olhos.
Porque é que o meu mundo tem de ser o mundo "dos outros"?
Se eu nasci com olhos, por que raio preciso de olhar o mundo com os olhos dos outros?
Eu sinto-me realizado todos os dias quando acordo e vejo que ainda estou vivo!

Vanessa Carvalho disse...

Era bom se fosse assim como dizes, atever. Infelizmente, num mundo que vive de aparências, em que o valor duma pessoa é dado por aquilo que os outros vêem, a nossa opinião conta pouco. Talvez exista quem tenha uma grande auto-estima, a ponto de só a opinião que tem de si contar, independentemente da oposição dos demais. Não é o meu caso e acredito que não é o caso da maioria.

Anónimo disse...

Concordo contigo Vanessa.
Eu estou constantemente insatisfeita... Quando atinjo um objectivo fico feliz nesse momento... mas logo a seguir penso em outros que poderia ter alcançado e ainda não alcancei... é isso que me faz sentir viva! O simples acordar de manhã e ver que estou viva faz-se sentir bem mas não realizada, atever.

Anónimo disse...

Nunca se dar por satisfeito é uma característica do ser humano.
Mas Vanessa, é verdade que o valor de uma pessoa é dado muitas das vezes pela forma como os outros te vêm. Mas não significa que esses outros estejam certos. As pessoas tem muita tendência a fazer grandes juizos de valor no que toca à vida do vizinho, raramente inquirindo ou procurando descobrir a verdade e\ou o que estã por detras das aparências. Há muito aquela tendência de falar da vida dos outros e não olhar para a nossa vida, outra característica do ser humano. Devemos contabilizar a nossa taxa de sucesso pelo que os dizem de nós?...

Vanessa Carvalho disse...

Talvez todos os outros não, mas quando quem o diz é uma referência na sociedade ou num grupo, a sua opinião conta muito. Um vagabundo dizer que eu sou uma fracassada ou bem-sucedida ou um médico dizê-lo tem impactos diferentes. Não quer dizer que o médico está mais certo que o vagabundo ou que algum deles sequer está certo, mas dá que pensar. Uma pessoa respeitável na sociedade, como é um médico, tem uma opinião de peso e pode, inclusivamente, influenciar as opiniões dos outros; já o vagabundo seria logo ignorado sem que analisassem o que dissera. Por isso, o nosso sucesso - ou a aparência de sucesso - depende do modo como os outros nos vêem ou se caímos nas suas boas graças.

Anónimo disse...

Concordo que não devo contabilizar o meu sucesso pelo que os outros dizem ou pensam de mim... na maioria das vezes nem ligo a essas coisas... mas há dias em que não me é indiferente... e dependendo de quem o diz, pode afectar-me e muito (isto para ir de encontro ao que a Vanessa disse).
O impacto também não é o mesmo quando essa opinião é dada por estranhos e por pessoas mais chegadas a nós...