03 dezembro 2007

Sinalização perfeita

Recebo habitualmente todo o tipo de correio electrónico, mais ou menos engraçado, mas quando vi esta imagem, não resisti a publicá-la e comentá-la aqui. É o tipo de sinalização que faz falta no nosso país, porque é simplesmente perfeita!

Quantas vezes não vimos lugares de estacionamento reservados a pessoas com deficiência e também, já agora, os lugares reservados a grávidas, ocupados por todos menos a quem lhe é devido? Até compreendo os homens que estacionam no lugar reservado a mulheres grávidas. Muitos deles têm "gravidezes" avançadas de 10 meses ou mais de cerveja, enchidos e nenhum exercício físico. Quanto aos outros, ou são mesmo deficientes mentais ou não sabem ler.

Nada melhor que colocar sinalização deste tipo, muito mais evidente, para quem achar que só o primeiro sinal não é suficientemente claro (e ainda se diz que uma imagem vale por mil palavras...). Este upgrade na sinalética é capaz de dissuadir, por vergonha, alguns perpetradores ou incentivar outros a assumirem-se como doentes mentais que são. Só não serve como solução se o problema for a iliteracia, mas isso é outra história...

7 comentários:

Unknown disse...

Apesar de achar a situação caricata, não me parece que vá resolver o problema dos estacionamentos impróprios, nem estou a ver a direcção geral de viação e meter sinais desses por todo o lado. (já estou a imaginar um sinal de limite de velocidade com uma tabuleta ao lado a dizer "por vezes ultrapassado por cromos com a mania das velocidades" ou um sinal de sentido proibido com outro a dizer "transgressão permitida a zarolhos suicidas")

Vanessa Carvalho disse...

Mas sem dúvida que teríamos uma sinalização muito mais divertida, que tornaria o acto de conduzir mais agradável, provocando a risota ao mesmo tempo que educa, ao estilo de Gil Vicente: ridendo castigat mores. Até podia ser que os condutores passassem a reparar mais na sinalização. O lado negativo é que demora muito mais a fazer a leitura do sinal.

Nuno Cruz disse...

Cá por mim esse sinal tem duas falhas a primeira no sinal de Cima, segundo sei esse sinal indica pessoa com deficiencia, e não obrigatoriamente fisica, por exemplo alguem que tenha um familiar com uma doença mental, tem todo o direito a esacionar nesses lufares, desde que o carro esteja devidamente sinalizado com um distico apropriado.

Na segunda placa devia estar algo do estilo "eventualmente usdao por estupidos e ignorantes", mas isso tambem ia dar problemas, é que iam-se meter carros uns em cima dos outros com tantos desses que ha neste país.

Mas é uma ideia engraçada, tem é de se pensar bem no que se diz.

Anónimo disse...

Já estou a imaginar filas intermináveis de trânsito para tentar ler todos esses sinais... lol
Faz-me lembrar aqueles acidentes na auto-estrada em que ambos os lados ficam congestionados (um dos lados, pelo acidente e o outro, pelos curiosos que vão abrandando para ver se vêem alguma coisa).

Anónimo disse...

Sim, de facto é uma das coisas que irrita solenemente o pessoal todo a dar orçamentos!!!

Em relaçao aos sinais serem demasiado compridos, esse argumento nao poderia ser usado contra a clareza dos mesmos pois se virmos algumas publicidades outdoor que ha por ia... temos mesmo de estacionar ou circular a 5Km/h para lermos tudo!! :-P

Anónimo disse...

Na busca de imagens que ilustrassem o meu post "País de Grunhos", encontrei aqui a foto adequada ao que acabava de escrever.
Assim, venho informar que, descaradamente, lhe roubei a imagem, fazendo disso referência na minha "tasca".
Na realidade estas são as coisas estúpidas e perfeitamente evitáveis (assim este povo tivesse mais educação) que nos transformam um dia-a-dia pacato, num inferno.
Há que malhar neles. Água mole em "cabeça" dura, tanto dá porrada que provoca tontura eheheh.

Vanessa Carvalho disse...

Estás à vontade quanto a esse "roubo". Já tiveste mais cuidado que eu, que não notifiquei ninguém pelo "empréstimo" da imagem. Tal como tu, fiz uma busca no Google e encontrei esta pérola.