29 novembro 2007

Já cheira a Natal

Estamos mesmo, mesmo quase no Natal. Se ainda não se tinham dado conta, prestem mais atenção ao bombardeamento publicitário com sugestões de prendas, às decorações das ruas e das prateleiras dos supermercados e ainda a música das lojas. Assim que constatei este facto (a proximidade do Natal), descobri que esta época diz-me pouco ou nada, havendo ocasiões em que me irrita.

Querem coisa mais irritante que a publicidade televisiva? Os intervalos são tão longos que até me esqueço do que estava a ver antes! Se calhar o meu problema é falta de memória... Além disso, durante os quinze minutos de publicidade, vemos o mesmo anúncio vezes sem conta, até sabermos o jingle de cor e salteado.
Quanto às decorações luminosas nas ruas, as prateleiras dos supermercados e também as montras das lojas não há muito a dizer. A primeira, apesar de agradável aos olhos, é um ataque à ecologia; os seguintes são o espelho desta sociedade consumista e do que "espírito natalício" que realmente dizer.
Pelo menos, posso rir-me com a música das lojas, mas um riso irónico. Porquê? Porque, como ser do contra que sou, ando o ano todo a cantar músicas de Natal quando me lembro e a propósito de nada, mas quando chega esta altura do ano, em que se ouvem músicas de Natal por todo o lado, isto irrita-me profundamente. (Eu sei, não bato bem da tola, mas não me tentem entender.)

A vida está difícil, por isso o Natal já não é a troca de prendas, porque não há dinheiro para isso. Como estudante, podia pensar que o Natal é uma oportunidade para descansar, para as férias bem merecidas, mas desengane-se quem diz que a vida de estudante é que é boa. Férias de Natal são um mito para os estudantes, porque desconfio que os professores esperam de nós que resolvamos exercícios entre cada garfada da consoada. Felizmente há as sobremesas, para as quais já estou a aguçar o dente. Que se lixe a linha! Tenho o resto do ano para me preocupar com isso.

Deixo-vos com uma música para entrarem no espírito da época, caso ainda precisem: Jingle Bell Rock

13 comentários:

Anónimo disse...

Adoro esta época... Pareço uma criança! :D

Gosto de admirar as decorações de Natal, ouvir vezes sem conta aquelas musiquinhas, ver as últimas novidades das lojas e a alegria das crianças quando vêem alguém vestido de Pai Natal... e acreditar que, nesta altura, as pessoas estão + solidárias, tolerantes...

Confesso que tenho um espírito um pouco consumista (mas que é facilmente controlado pelo meu reduzido orçamento) lol

Unknown disse...

Eu sei que está na moda dizer "ODEIO O NATAL! É SÓ CONSUMISMO!!!", a verdade é que, apesar de não ser a minha época do ano favorita, não gostar de toda essa "pressão" para comsumir e pondo de parte a cena das prendas (todos os anos é a mesma coisa, nunca sei o que oferecer!), o Natal tb tem coisas boas: o pinheiro iluminado, os jantares com a família, a lareira acesa, os doces (apesar de dizer a toda a gente que não sou mto de doces), as garrafas de vinho que recebo dos fornecedores, o "sozinho em casa" na televisão, as filas intermináveis nos supermercados no dia 24, a missa do Galo (qdo é que foram pela última vez?), as meias e cuecas que recebemos das tias e avós, ...

(agora vem a parte filosófica)
e se deixassem de ter tudo isto? seria melhor?

Vanessa Carvalho disse...

Ó Hugo, fizeste-me rir à gargalhada com essa do "Sozinho em Casa". Queixo-me precisamente disso, de ter sempre os mesmos filmes na televisão. Tenho esperança que este ano seja diferente, já que deu o Sozinho em Casa há pouco tempo na SIC. Infelizmente, ainda existem muitos filmes natalícios para dar.
Não sou drástica ao ponto de dizer que odeio o Natal, mas já não tem a mesma piada que tinha quando era mais nova. A tradição já não é o que era!

Anónimo disse...

Realmente já é comum dizer que se odeia o Natal. E sobretudo porque nos queixamos sempre das mesmas coisas. A pressão consumista que nos faz comprar até prendas para o cão! :P

Mas eu não vou fugir à regra porque de facto pouco ou nada me diz. Tirando os doces - ao contrário da Vanessa não penso muito na minha linha :D - ainda são das poucoas coisas boas que encontro.

Junta-se a isto o facto de não me entusiasmar muito o dar/receber prendas, já pedidas muitas das vezes numa lista verbal ou mesmo escrita; e um outro quem sabe mais valioso, que é o facto de a minha família natalícia estar hoje em dia muito reduzida quando ainda me saltam na memória natais cheios de gente!

Enfim, mas tal como os outros lá vou dizendo FELIZ NATAL. Mas sabem, acho que verdadeiramente nós já não acreditamos muito nisso. O natal é para as crianças e adolescentes....

Vanessa Carvalho disse...

Dito assim até parece que eu ando constantemente em dietas, o que não é verdade, até porque sou muito gulosa.

O que a noite de Natal tem de diferente para mim é que é o único dia em que como bacalhau naquela modalidade.

Nuno Cruz disse...

Pra ser sincero, nem sei se gosto se não gosto...
Tem umas coisinhas interessantes, a reunião da familia, os doces, a curiosidade ao ver as prendas por baixo do pinheiro, sem saber qual é a nossa, o suspense ao abrir as prendinhas, que basta apalpar pra saber o que é... isto é o lado bom do natal assim muito resumido, e falta a parvoice de andar o dia todo a cantarolar as musicas de natal lol não sei se esta parte fica na parte a favor do natal se na parte do contra.
Agora do contra, já está na altura de inventar umas musicas novas, acabar de vez com o sozinho em casa, ou entao fazer uma nova versao tipo "Sozinho em casa com duas malucas vestidas de Mãe Natal", era capaz de pegar, outra coisa a acabar era a publicidade que dá cabo da cabeça e da carteira da malta, o dilema das prendas é outro ponto contra, o frio, ja tou farto de frio lol

Anónimo disse...

OH OH OH Merry Christmas!!!
É verdade que o que é demais enjoa... mas eu continuo a rir vezes sem conta sempre que vejo esse filme (principalmente o Sozinho em casa 1).
Hehehe... As minhas prendas nunca ninguém adivinhou o que era (podem apenas ter desconfiado)... porque eu esmero-me a dissimular muito bem as prendas :)

P.S.- Oh Nuno essa versão do filme iria ser apenas para maiores de 18... então e para as criancinhas?! lol

Fenómeno LXXXIII disse...

catano! encontrei-te!

Vanessa Carvalho disse...

Estava a ver que não, senhor César! lol Seja bem-vindo!

Anónimo disse...

Quem é o voluntario para escrever o guião deste novo "Sozinho em Casa"?
E já agora quem se escolhe como actor para o papel do miudo e das duas malucas?

Sugestões? :)

Unknown disse...

é pá, p'ra fazer o papel do miúdo, já não sirvo e para as gajas (naturalmente) tb não sirvo, portanto não me importo de escrever o texto e até posso ser o relizador do filme.

Fenómeno LXXXIII disse...

sobre isso só posso dizer: po-po-po-popota!

lol
pah, a mim dá-me para ouvir diana krall nesta altura do ano. será grave?.. lol
ha uma coisa que nao gosto nesta altura do ano: preços altos.
mas gosto de entrar num shopping cheio de gente atarantada, ainda a comprar as prendinhas que faltam. enfim, é uma boa altura para fazer as compras online.
ah... detesto, mas detesto profundamente, a tradição dos jantares de natal das empresas. a ideia de ver pessoas, que não se suportam durante 51 semanas do ano, à mesa, com um sorriso mais cinico do que o pedido de desculpas do cristiano ronaldo quando marca um golo ao sporting, é... vá lá... estupida!

Anónimo disse...

Podes crer César... O meu almoço de Natal da empresa já tá marcado lol