28 março 2008

Piercings e Tatuagens

Possivelmente já ouviram falar na proposta de regulação do uso de tatuagens e piercings. Se não ouviram, podem ler a notícia aqui. Expliquem-me: porque é que o governo se incomoda com estas ninharias? Alguém me sabe dizer?

A razão para esta proposta é, supostamente, para preservar a saúde dos adeptos de tatuagens e piercings, pois quando essas coisas correm mal, é ao Sistema Nacional de Saúde que recorrem. Não é isso que me incomoda na lei, nem o facto de ser absolutamente proibido a menores de 18 anos fazer piercings e tatuagens, pois os menores de idade estão ainda a cargo dos pais, logo devem ter autorização deles para fazer o que quer que seja, como já acontece com a carta de condução, por exemplo. Incomodam-me duas coisas:
  1. Porque raio os nossos políticos se preocupam com uma questão destas, que me parece um mal menor face aos vários problemas do nosso país? Não posso crer que as complicações de saúde resultantes das más condições de higiene nas lojas de tatuagens e piercings sejam as responsáveis por algum buraco financeiro no SNS... Parece-me que estão a desperdiçar tempo e recursos para nada.

  2. Como será feita a fiscalização e por quem? É relativamente fácil verificar que determinado estabelecimento obedece às condições de higiene impostas: essa é a especialidade da ASAE; mas como irão combater os piercings clandestinos? Uma imagem assustadora surge na minha mente: imagino uma rusga da ASAE que, aleatoriamente, faz uma espécie de operação STOP ao cidadão incauto que vai a passar pela rua e lhe pede: "mostre-me a sua língua!". Esta imagem é mais assustadora quando me lembro que também há quem coloque piercings nos orgãos genitais e esta lei também é para eles.
Pensei que o nosso corpo ainda fosse nosso e que tivéssemos liberdade de fazer o que quiséssemos com ele, inclusivamente estragá-lo, se fosse a nossa vontade. Já o fazemos todos os dias com as nossas péssimas escolhas alimentares e vários vícios e ninguém se lembrou de escrever uma lei para obrigar a que se comam mais legumes e menos gordura! Cheira-me que um jovenzinho decidiu fazer um piercing na língua sem o consentimento do papá e, então, este decidiu propor uma lei para evitar que isso se repita...

4 comentários:

Unknown disse...

Concordo! Há pessoal que não tem mesmo mais nada para fazer... Concordo que regulamentem as condições de higiene e segurança e, eventualmente, a formação do pessoal dos locais onde são feitos os piercings e tatuagens mas, para mim, não faz sentido nenhum proibirem as pessoas de fazerem o que bem entendem com o corpo. Qualquer dia tb proibem fazer a depilação e cortar a barba para não irritar a pele... :S

Anónimo disse...

Podes crer! :S Concordo com a parte da segurança e higiene agora o resto... Que palhaçada!!! Parece que alguém está a tentar justificar o salário que ganha... com ideias estapafúrdias!
Até parece que não sabem que "o fruto proibido é o mais apetecido". Qualquer dia fazem um referendo sobre este assunto...

Vanessa Carvalho disse...

É isso mesmo, Ale: estão a tentar justificar o salário que ganham mostrando serviço, mesmo que de utilidade duvidosa. Enquanto isso, vão tapando os olhos ao povo, que distrai-se com estas tretas e esquece-se dos problemas verdadeiramente graves.

Anónimo disse...

Concordo e não concordo com vocês... Concordo que não se deve dar demasiado ênfase a "males menores". Mas tudo deve ter a sua lei.. De certeza que cuspir para o chão na via pública é proibido por lei. O que não significa que as pessoas venham na realidade a ser fiscalizadas. Mas se estivéssemos em Hong Kong por exemplo (civilização lembram-se?) podem ter a certeza que 100% dos portugueses dormiriam na prisão algumas noites...