06 fevereiro 2008

O sentido da vida

Por outras paragens da net, perguntavam-me qual o sentido da vida. Após alguma reflexão, cheguei a esta conclusão:

A vida, por si só, não tem sentido além daquele que lhe dermos. A vida, por si só, é apenas um feliz acaso na evolução do Universo. Nascemos, evoluímos, reproduzimo-nos e morremos, tal como qualquer outro animal. Que sentido tem esta vida? O mesmo sentido que tem a vida duma amiba.

Há quem acredite na reencarnação da alma e vê as várias vidas pelas quais passamos como uma escola, uma oportunidade de aperfeiçoamento. Eu não acredito em nada disso. No entanto, a nossa humanidade confere-nos uma vantagem. A nossa capacidade racional permite-nos fazer mais do que sobreviver. Uma vez que nos foram dados alguns anos para viver, tentamos fazer o melhor que pudermos com o nosso tempo. Fixamos objectivos, metas que pretendemos atingir e é esse o sentido da nossa vida.

Assim, cada pessoa tem o seu sentido, embora os sentidos de algumas se cruzem ou sejam percorridos em paralelo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ainda ninguém conseguiu provar se haverá 'vida' para além da morte... Por isso, o melhor mesmo é aproveitar bem esta vida... hoje, agora e sempre! Porque vida só há uma... e não dura eternamente...

Unknown disse...

Por vezes pergunto-me se não terás razão, será que há algo mais do que a vida tal qual a conhecemos? E se não houver? será que não deveríamos aproveitar mais? não estar tão subjugado ao sistema e trabalhar para enriquecer os outros (pareço um comunista a falar...)

Anónimo disse...

Ale, queres saber como é a vida depois da morte? É fácil! Pensa como era a tua vida antes de nasceres!

O sentido da vida é como dizes Vanessa: uma série de objectivos (individuais) que fixamos, prioridades que lhe damos.
E quando o sentido de alguns se cruza e são percorridos em paralelo ainda mais sentido fará a vida; penso eu.

Anónimo disse...

Nuno, é fácil?! Fiquei na mesma!Importas-te de me explicar como se eu fosse muito burra??? :S

Anónimo disse...

Bem... não tens provas que haja ou não vida para alem da morte (é o que dizes e não posso deixar de concordar). Eu, sendo céptico, só consigo encontrar esta explicação (a que dei) para a NÃO existência de vida para alem da morte.

Anónimo disse...

Obrigada. Não discordo... Quando penso nisso... vem-me à cabeça uma palavra... "vazio".

Vanessa Carvalho disse...

Um amigo meu também desenvolveu este tema e acho que vale a pena ler aqui

Pentacúspide disse...

Epa, minha filha, não sabia que também estiveste a sentir a vida por aqui!!!
Pois é, mais um outro sentido, conforme a perspectiva. É isso que torna a vida interessante.

Vanessa Carvalho disse...

Não estás atento ao meu blog!
Quero ver-te a actualizar o teu, que é para eu o meter na minha listinha... :)

Eu disse...

Pô! mas tá o hi5 todo aki, caramba! Parece que o sentido da vida pra todos aki está na net. :/

Vanessa Carvalho disse...

É... acho que sim. Todos os "meus" comentadores habituais estão também no Hi5. Os viciados na net estão em todo o lado, não só num sítio.