15 abril 2008

[Rec]

Desengane-se quem pensa que só o cinema americano tem interesse. Os nuestros hermanos, de vez em quando, também fazem bom cinema. É exemplo disso o filme que vi este fim de semana: [Rec].

A história deste filme começa com uma equipa de reportagem, que acompanha uma patrulha de bombeiros durante o que aparentava ser uma noite como qualquer outra: rotineira, desinteressante, calma. Dão por si a desejar que algo aconteça para que os bombeiros sejam chamados e a reportagem se torne mais interessante. Não podiam imaginar que o seu desejo iria realizar-se e de que maneira!

Uma velha aos gritos fechada no seu apartamento é o que os leva a um prédio onde os eventos mais estranhos se irão passar. Sem perceber o que se passa, o prédio e todos os que estão dentro dele são isolados do resto do mundo e abandonados à sua sorte. Para a equipa de reportagem, o mais importante é nunca parar de gravar. Um a um, acabam por morrer.

Se ainda não estão convencidos, podem ler a página do filme no SAPO para mais informação. De sublinhar que este filme ganhou o Grande Prémio Melhor Filme do Fantasporto 2008. Não podia ter melhor referência. Quando fui ver este filme, dei um tiro no escuro e não saí desiludida. Já há muito que não via um filme que me fizesse saltar na cadeira...

9 comentários:

Anónimo disse...

Deste um tiro no escuro tu e eu.. ;)
O filme foi um espectáculo!

"Nós" é que temos a mania que só os americanos sabem fazer filmes... Este filme espanhol é uma prova de que os europeus podem realizar trabalhos muito interessante. E não é exemplo único..

Aposto que quem pensou, quando começou o filme "Porra, é espanhol!", engoliu as próprias palavras no final! Foi toda a gente a saltar da cadeira! :D

Anónimo disse...

Tenho esse filme lá em casa para ver este fim-de-semana... se o meu PC deixar :S

Vanessa Carvalho disse...

Não hesites, Ale! Vê-o o mais depressa que puderes que não te arrependes. Tenho que o recomendar à minha tia! :D

Anónimo disse...

O facto de ser espanhol não me incomodou em nada e não me desapontou... É uma história que nos prende ao ecrã, tem qualquer coisa de Resident Evil e Cloverfield... e é impróprio para cardíacos! :D

Vanessa Carvalho disse...

Muito bem resumido, Ale. :D De facto, tem semelhanças com um e o outro filmes, mas este torna-se mais confortável de ver que o Cloverfield, em que as imagens constantemente turbulentas me cansavam os olhos e até me deixaram enjoada a dada altura.

Anónimo disse...

Reuni alguns familiares no sábado à noite para ver o REC... Foi hilariante vê-los dar pulos no sofá... e eu (que já conhecia as cenas do filme) também me assustei! No domingo ligaram-me a agradecer a noite mal dormida... LOL. Tenho que voltar a repetir a dose! :D

Vanessa Carvalho disse...

Sempre me diverti a ver os outros dar pulos na cadeira com o susto. Filmes de terror tornavam-se verdadeiras comédias para mim à custa disso. Neste filme, achei piada quando, numa cena altamente previsível, toda a fila em que estava sentada, no cinema, saltou em conjunto, sincronizados, inclusivamente eu. :P Não me importava nada de rever um dia.

Unknown disse...

Foi bem fixe! Achei até que o Resident Evil é mais light a beira desse!
Nunca pensei que os espanhois tivesemassim tanto talento.

Vanessa Carvalho disse...

Os espanhóis são uns 'ganda' malucos! :P