21 outubro 2009

Introdução à Astronomia: a paralaxe e o parsec

Tal como prometido, vou apresentar-vos um fenómeno observacional e uma unidade de medida que é definida à sua custa: a paralaxe e o parsec.

A paralaxe consiste na mudança aparente da posição dum objecto devido à mudança de posição do observador. Observem o esquema:

Ao modificar a sua posição na órbita, uma mesma estrela aparece projectada no céu em posições diferentes. Metade dessa diferença angular corresponde à paralaxe. Como se trata de um ângulo, a paralaxe pode ter como unidades o radiano, o grau e seus submúltiplos (minutos e segundos de arco) (1). Conseguem simular o efeito da paralaxe em casa: se estenderem o braço à frente do nariz com o polegar levantado e o observarem com um olho de cada vez, vão ter a percepção que o polegar deslocou-se para o lado. Experimentem!

Por definição, uma estrela que tenha 1'' de paralaxe quando observada da Terra (que se encontra a 1 UA do Sol) estará a 1 parsec (pc) de distância do Sol. O parsec corresponde aproximadamente a 3 x 1016 metros, ou 206 264 UA, ou ainda 3.26 anos-luz. Normalmente é usado para exprimir distâncias galácticas ou extra-galácticas.

A medição da paralaxe permite determinar a distância a objectos, mas quanto mais longe estiverem, menor será o ângulo de paralaxe e a dada altura deixa de ser possível detectar uma variação na posição, para além de que para estas distâncias já não é confortável expressar a distância em parsec, tal como quando abandonamos o quilómetro para usar unidades mais adequadas. Aí outros métodos de determinação de distâncias e novas unidades surgirão, mas isso fica para uma próxima conversa.


(1) Uma circunferência tem 360º ou 2π radianos. Cada grau corresponde a 60 minutos de arco( = 60') e cada minuto de arco corresponde a 60 segundos de arco (= 60 '').

7 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico. Reaprendi a paralaxe e conseguiste que eu ficasse a entender o parsec. Quer dizer, acho eu... (não vou fazer teste pois não? :P)

Uma coisa fiquei na dúvida: há alguma unidade de distância superior ao Ano-luz??

Anónimo disse...

Silogismo a quatro tempos:

Se 1 UA = 150.000.000,oo Km
e 1 parsec = 206.264,oo UA
Temos que 1 parsec = 30.939.600.000.000,oo Km!
Então o Universo é realmente algo para lá da nossa compreensão. :O

Vanessa Carvalho disse...

Não estás atento!! Se releres o que escrevi vais descobrir que 1 pc = 3.26 anos-luz, logo esta unidade é maior que o ano-luz. Não te entusiasmes já que esta ainda não é a maior.

Quanto ao teu silogismo em 4 partes. não está completamente correcto, porque eu só vos dei valores aproximados das unidades para não vos massacrar com inúmeras casas decimais. Na verdade 1 pc = 30 856 802 500 000 km. Em notação científica este valor é dado como 3.08568025 x 10^13 km (o 13 é o expoente), em que fica implícito que esta medida só é exacta até à última casa decimal, sendo esta uma aproximação.

Anónimo disse...

De facto, devia estar a falar com o meu colega de carteira na altura em que a professora disse isso! :D

Mas faz sentido. Pois como dizes o parsec é usado mais para as distancias maiores. talvez de modo a simplificar um pouco as contas aos astrónomos?

Então de uma maneira geral o ano luz é mais usado para distâncias entre estrelas dentro da nossa galáxia?..

Vanessa Carvalho disse...

Não é confortável estar a falar de número imensamente pequenos ou imensamente grandes, porque nos perdemos no meio de tantos algarismos. Foi por isso que inventaram a notação científica. Mesmo assim, se nos agarrarmos sempre aos metros ou quilómetros, por exemplo, quando queremos exprimir distâncias astronómicas encontramos dificuldades, mesmo usando notação científica, porque os expoentes tornam-se muito elevados. Uma solução é adaptar a escala ao que se quer medir, ou seja, mudam-se as unidades.

O ano-luz é mais útil para referir distâncias a outras estrelas dentro da nossa própria galáxia. Quando queremos referir-nos a distâncias extra-galácticas, será mais fácil usar o parsec. Por vezes também se usa o parsec para indicar a distância a objectos da Via Láctea, pois esta tem dimensões que o justificam, como poderão ver em posts futuros.

Anónimo disse...

Compreendo... conforme aumentam as distâncias que se quere avaliar, modifica-se aumentando a sua capacidade, a unidade base de medida. Já agora, penso que disseste que para lá do parsec ainda há uma unidade maior? :O

Quanto aos posts futuros, Venham eles! :)

Ou uma ou Outra disse...

ateh fiquei meia cega de olhar para isto.. =)