04 dezembro 2010

Curiosidade n.º 4: a velocidade do som

Usualmente, ouvimos falar que este ou aquele veículo ultrapassou a velocidade do som ou até algum seu múltiplo. Nestas situações estão a referir-se à velocidade do som no ar, mas a verdade é que a velocidade do som pode tomar diferentes valores.

A velocidade do som varia conforme as condições do meio onde se propaga. Meios mais densos favorecem a propagação do som, por isso a velocidade do som é maior em sólidos do que em líquidos e maior ainda do que em gases. A temperatura e a elasticidade do meio também influenciam a velocidade do som: o som propaga-se mais rápido a maior temperatura e em meios mais elásticos.

A 20ºC, o som propaga-se através do ar a 340 metros por segundo (1224 km/h). Este valor não é tão impressionante quando comparado com a velocidade a que o som se propaga na água: 1480 m/s (5328 km/h) e menos ainda quando a propagação se faz no cobre: 3750 m/s (13500 km/h).

4 comentários:

Anónimo disse...

Incrível! :O Dado que o ferro é um metal, não admira que quando encostamos o ouvido a um carril possamos a ouvir o comboio a Km de distância! 13.500 Km!? é muito muito rápido!

Vanessa Carvalho disse...

Segundo uma página da web, o som propaga-se a 5130 m/s (18468 km/h) no ferro. Ou seja, se encostares o ouvido ao carril consegues ouvir um comboio a mais de 5 km de distância.

Pentacúspide disse...

Nuno, cuidado! Não ponhas os curiosos a encostarem os ouvido a carris, ou pelo menos, avisa-os para não o fazerem na hora de ponta, nem nos carris do metro.

Mas Vanessa, quando se fala de supersónicos é preciso especificar que se está a falar da velocidade do som no ar?

Vanessa Carvalho disse...

Se fores um físico, por exemplo, talvez fosse necessário ser específico em relação ao meio a que se refere. Para o cidadão comum isso não é necessário, porque no nosso mundo, quando se fala em som, imediatamente somos levados a pensar naquilo que ouvimos e os sons que ouvimos normalmente propagam-se pelo ar até chegar aos nossos ouvidos, por isso é que a velocidade do som no ar é aquela que usamos para comparar velocidades quando falamos em veículos supersónicos. Além disso, é precisamente através do ar que se desloca um avião ou um carro supersónico, não através duma barra de ferro, por isso faz todo o sentido comparar a velocidade destes veículos com a velocidade do som no ar.