06 dezembro 2010

Curiosidade n.º 6: a velocidade de escape

Costumamos dizer que tudo o que sobe tem que descer, mas a verdade é que se lançarmos um objecto com suficiente velocidade, ele pode libertar-se da atracção da Terra e não cair. Esta velocidade é a chamada velocidade de escape. Esta velocidade só depende da massa do corpo que exerce a atracção e da distância ao mesmo, não depende da massa do objecto que "tenta escapar", por isso uma bola de ténis e uma bola de bowling teriam a mesma velocidade de escape. No entanto, uma precisa de mais energia que a outra para conseguir atingir essa velocidade.
A velocidade de escape dum corpo lançado da superfície da Terra é de 11,2 km/s (40320 km/h), bem maior que a velocidade de escape na Lua: 2,4 km/s (8640 km/h) ou em Mercúrio: 4,4 km/s (15840 km/h), mas não tão impressionante como a velocidade de escape de Júpiter: 59,5 km/s (185400 km/h) ou a velocidade de escape no Sol: 6175 km/s (22,23 milhões de km/h).

5 comentários:

Anónimo disse...

Por isso é que o Saturno 5 era tão grande e com motores tão potentes! ;)

Vanessa Carvalho disse...

Não, no caso de veículos com propulsão esta velocidade não conta, porque os motores estão constantemente a acelerar o veículo. Estes valores referem-se a objectos sem propulsão que são lançados da Terra em direcção ao espaço. Em situações normais, tudo o que sobe desce, ou seja, a gravidade trata de fazer esse objecto voltar a cair para a Terra há medida que este perde velocidade. Mas se a velocidade inicial com que o objecto é lançado for maior ou igual à velocidade de escape, esse objecto consegue libertar-se da atracção gravítica da Terra e já não volta.

Anónimo disse...

estou esclarecido.

então e os restantes posts? quero mais

Fenómeno LXXXIII disse...

aí está algo k eu não sabia...

Pentacúspide disse...

a propósito, qual é a velocidade de escape de um homem apanhado em adultério com a mulher de outro?